FESTA DE ANIVERSÁRIO DE LUCY LAWLESS EM SP. CLIQUE

Kevin (Ares) Smith

16/03/1963 + 15/02/2002

Kevin morreu um mês antes de seu aniversário, quando completaria 39 anos. Ele estava internado em uma hospital de Beijing (capital da China - que não é "Pequim" como nós chamamos por aqui) desde o dia 6 de fevereiro, quando sofreu um acidente, caindo de uma altura correspondente a 6 andares. Ele estava na China participando de um filme, uma co-produção chinesa/americana e aprendendo alguns truques com o mesmo pessoal do filme "O Tigre e o Dragão" (Crouching Tiger, Hidden Dragon). No mês de março ele faria sua grande estréia em um grande filme de Hollywood, ao lado de Bruce Willis. As filmagens seriam no Hawaii.

Em virtude da queda, ele sofreu diversas fraturas, inclusive no crânio. Ele estava sendo mantido vivo artificialmente, ligado a máquinas. Devido à celebração do Ano Novo Chinês, quando tudo fica fechado lá na China, ficou mais difícil de conseguir informações, além da barreira do idioma. Sabe-se que a mulher e os pais, voaram da Nova Zelândia para lá e estiveram ao lado dele quando foi confirmada sua morte, 10 dias depois do acidente. No final de semana de 15, 16 e 17 de fevereiro, estaria sendo aguardada sua presença na convenção anual dos fãs da Xena em Los Angeles (na verdade, Pasadena, na região metropolitana de L.A.) organizada pela Creation Entertainment. O nome dele foi retirado da programação desde que se soube da situação.

Que mais há para se dizer? Estamos tristes. Não temos nem palavras. Era um cara legal. Ele era o Ares e também o irmão do Hércules, o Iphicles. E também era o Deus do Amor no universo paralelo.

Estamos de luto.

GUERREIROS DE AMPHIPOLIS

Qualquer informação nova será acrescentada a seguir. 

(traduções por Ralfo JB Furtado)

(do jornal New Zealand Herald online)

Ator Kevin Smith morre depois de queda na China

16.02.2002 -

Um dos pricipais atores da Nova Zelândia, Kevin Smithh, morreu em um hospital de Beijing depois se ferir criticamente em uma queda.

Seu empresário, Robert Bruce, confirmou que o ator de 38 anos tinha morrido.

"Eu recebi um telefonema da família do Kevin dizendo que ele se foi durante o sono.

"É um choque para todos nós e um choque especialmente para a família. Eles ainda estão tentando entender."

Sr. Bruce não pôde dar mais detalhes.

O residente em Auckland Smith, se machucou na capital chinesa há 10 dias e os médicos que cuidavam dele estavam preocupados que ele não se recuperasse de ferimentos sérios.

O acidente ocorreu no dia 6 de fevereiro, um dia após o ator terminar seu trabalho em uma produção conjunta EUA/China, e estava se preparando para voltar para a Nova Zelândia.

O galã fez o papel principal do filme para se preparar para o que muitos acreditavam que seria seu grande estouro, um papel em uma grande produção de Hollywood, estrelando Bruce Willis.

O médico que cuidou de Smith disse ao Herald na noite passada que a equipe da maior compania cinematográfica da China, Beijing Film Studio, o encaminharam às pressas ao Beijing Union Hospital depois da queda. Acredita-se que Smith tenha estado ligado a uma máquina de suporte de vida antes de sua morte.

O médico, que não quis dar nome, disse que Smith sofreu um grave ferimento no crânio e estava em condição crítica.

Fontes da companhia cinematográfica disseram que ele se machucou quando caiu de uma grande altura, possivelmente seis andares.

Li Hao, um porta voz de uma das companhias envolvidas em "Warriors of Virtue II" (Guerreiros da Virtude II), disse que Smith, que tinha completado seu contrato no filme no dia antes, tinha feito uma grande impressão.

A esposa de Smith, Suzanne, e seus pais, Geoff e Yvonne, estiveram com ele.

Além da esposa, Smith deixa seus três filhos: Oscar, 11, Tyrone, 9, e Willard, 3.

Sr Bruce disse na noite passada que a família do ator queria agradecer a todos que enviaram mensagens de apoio.

Smith atuou em muitos palcos, televisão e filmes da Nova Zelândia e talvez seja mais conhecido por seu papel como Ares, em "Xena, A Princesa Guerreira".

Suas ambições de se projetar no mercado cinematográfico americano se torno realidade qnado ele emplacou um papel no filme de ação de orçamento de 70 milhões de dólares de Bruce Willis,  "Man of War" (Homem de Guerra), cujas filmagens começam no Havaí no mês que vem.

Ele ficou entusiasmado com a oportunidade de ir para a China, porque o papel lhe permitia aprender com o dublê que trabalhou no filme "Crouching Tiger, Hidden Dragon" (O Tigre e o Dragão).

Smith, nascido em Auckland mas criado em Timaru, começou a atuar quando sua esposa e filhos queridos viram um anúncio de convocação para um elenco, enquanrto ele estava convalescendo de machucados da temporada de rugby.

Ele logo se tornou protagonista, feliz em dar risada de uma imagem de gostosão.

"Um sujeito muito mais legal do que se encontraria em qualquer lugar", disse o amigo e comediante Mike King.

(Informações adicionais da TV neozelandesa)

Uma carreira ilustre é relembrada durante as homenagens

Ele foi eleito p homem mais sexy da Nova Zelândia em uma pesquisa entre 14 mil leitores da revista  TV Guide em dezembro passado.

Smith atuou em muitos programas de televisão, no palco e m filmes, assim como em Xena, incluindo "Desperate Remedies", "Gloss" e "Ladies' Night".

Simon Prast, o produtor da  Auckland Theatre Company que trabalhou com Smith em "Gloss", disse que sua morte foi uma perda terrível.

Prast disse que enquanto existem muitos destaques na carreira de Smith, muito mais ainda o esperava, incluindo o papelo no filme de Hollywood.

Prast disse que a cena de abertura da peça  "Vagina Monologues" (Monólogos da Vagina), em Auckland, no sábado, estrelando a colega de Smith em Xena,  Lucy Lawless, será dedicada ao ator.

E o governo está expressando sua tristeza pela morte de Smith.

A Ministra das Artes e Cultura, Judith Tizard, disse que ele era conhecido não apenas por seu enorme talento e incrível beleza, mas também por sua inteligência e bom humor.

"É isso que todos nós sonhamos, não é? Alguém que olhe tão profundamente dentro de nossa alma que encontre alguma coisa pela qual valha a pena morrer." - Gabrielle em 'When Fates Collide'

Tributo de Lucy Lawless a Kevin Smith
NZ TV1 - Holmes Show (em programa de TV da Nova Zelândia)

18 de fevereiro de 2002 

Tenho algumas palavras que eu reuni com alguns outros amigos do Kevin. É muito difícil resumir um homem como ele. Mas vamos lá...

Um intelecto surpreendente…
Uma presença de espírito estupenda...
Uma completa ausência de malícia...
Podia ficar nervoso, mas incapaz de maldade.
Nunca conseguia dizer não a um pedido.
Adorava uma festa e não tinha medo da ressaca.

Conseguia conversar com qualquer um: homem, mulher, criança, preto e branco, presidente dos EUA ou figurantes de filmes.

Vocês eram iguais a ele.

A menos, claro, que você fosse Sean Fitzpatsick, neste caso ele iria desmair no instante em que você estendesse sua mão.

Sim, Kevin era apaixonado por esporte, especialmente o Canterbury Crusaders.

Grandes jogos, Shakespeare e a Cock&Bull Tavern.

Cafés numa manhã de sábado com os caras depois da academia de ginástica.

O círculo de amigos do Kevin se estendia muito além do círculo da comunidade de atores, onde ele nos superava a todos com um talento divino e atitude...e, nossa, como ele cantava.

Kevin deixa para trás não apenas nós, seus amigos e fãs, mas Sue, sua esposa, a rocha sobre a qual ele construiu sua carreira e parceira de uns 20 anos, e três afetuosos menininhos, para os quais o papai era um verdadeiro herói.

Nós vamos fazer o bicho para assegurar que a família de Kevin sinta o amor e a estima que guardamos por ele.

Kevin se deu tão completamente, pessoalmente e profissionalmente... e eu acredito que todo esse ótimo karma voltará para seu caminho.

Aqueles menininhos saberão que onde quer que ele esteja, seu papai ainda está cuidando deles.

Deus apresse Kevin.

A festa continua.

Nós te amamos.

Kevin Smith caiu de uma torre de filmagem, revela empresário

19.02.2002
por LOUISA CLEAVE - New Zeland Herald Online

Kevin Smith estava escalando uma peça do cenário projetada como um castelo quando caiu de encontro à base de pedra, causando os ferimentos na cabeça que levaram à sua morte.

O ator estava bebendo mas não estava intoxicado, seu empresário disse ontem.

Robert Bruce deu detalhes da morte do ator da Nova Zelândia na China, como porta-voz da esposa de Smith, Suzanne, e família.

Ele disse que o acidente aconteceu no último dia de Smith no cenário de filmagens de "Warriors of Virtue II" (Guerreiros da Virtude II), e ninguém viu.

Smith tinha conseguido terminar as filmagens mais cedo para poder voltar para a Nova Zelândia e passar um tempo com sua família antes de ir para os Estados Unidos. Ele ia fazer um estágio em um acampamento de recrutas da Marinha para se preparar para seu próximo papel, que atuaria ao lado de Bruce Willis, no Havaí.

Sr Bruce disse que Smith bebeu umas duas cervejas, jantou e foi passear pelos estúdios cinematográficos da Central China Television enquanto esperava uma carona para seu hotel.

Os estúdios ficam em Shijiazhuang, a capital da província de Hebei, 250km ao sudoeste de Beijing.

"Ele foi perambular pelo lugar e havia uma estrutura em forma de castelo que ele subiu e de lá caiu", sr. Bruce disse. "Nós não sabemos por que, mas ele foi encontrado na base daquilo com ferimentos na cabeça".

"Em um estúdio de cinema não há bares ou nada assim. Se você toma umas cervejas é porque alguém aparece com uma embalagem de meia-dúzia no final do dia."

Ele não sabe quanto tempo se passou antes de Smith ser encontrado semi-inconsciente. Sr. Bruce disse que a família de Smith visitou o estúdio de cinema onde ele morreu e lhe contou que a estrutura tinha cerca de três andares de altura.

Smith foi levado a um hospital local e então transferido para Beijing nas primeiras horas de 6 de fevereiro.

No hospital de Beijing ele caiu em coma e não recobrou a consciência.

Após vários dias, Smith mostrou sinais de recuperação, mas seu corpo entrou em choque, disse sr. Bruce que tinha dito ao programa de TV Holmes na noite de sexta-feira que os ferimentos não eram letais. Ele ficou sabendo na manhã de sábado que Smith tinha morrido.

Sr. Bruce disse que não houve circustâncias suspeitas e a polícia não estava investigando o acidente. Não foi feita autópsia.

Perguntado se escalar uma estrutura de filme era uma coisa que Smith normalmente faria, sr. Bruce disse: "Esta deve ter sido uma que despertou a curiosidade dele".

"Acho que se você se colocar na mesma posição, você acabou de filmar, você está no estúdio, algumas pessoas já foram embora, você está esperando uma carona e perambulando pelo local. Alguns desses cenários em que já estive são verdadeiras obras de arte".

Fãs e colegas enlutecem por Smith

18.02.2002
por CATHERINE MASTERS - New Zealand Herald Online

O ator americano Kevin Sorbo, que interpretou o papel título em Hércules, disse estar profundamente chateado depois que o neozelandês Michael Hurst, seu parceiro Iolaus em Hércules, lhe pos ao par das notícias.

Hurst falou sobre Smith nos Estados Unidos para um público de uma convenção de fãs da Xena.

Na noite de sábado, em Auckland, no Teatro Maidment, onde as amigas de Smith, Danielle Cormack e Lucy Lawless estão apresentando "Os Monólogos da Vagina", um minuto de silêncio foi observado. Cormack e Lawless estavam chateadas demais para comentar ontem.

A companheira de Hurst, Jennifer Ward-Lealand, que atuou com Smith no filme "Desperate Remedies", disse que todo mundo do teatro estava lá para dedicar seu respeito após a perda de seu colega.

"Tinha muitos amigos e colegas de Kevin lá e para mim foi o melhor lugar para estar, porque eu acho que Kevin teria querido que o show continuasse."

O minuto de silêncio foi intensamente emotivo, ela disse, porque todos tinham lembranças especiais dele.

"Quero dizer, realmente, a única coisa faltando era Kevin."

Ela disse que Michael Hurst, um amigo íntimo, estava um pouco melhor do que no sábado. Ele tinha ficado até tarde no sábado à noite nos EUA, com pessoas que tinham trabalhado em Xena, lembrando o tempo que passaram com Smith.

"Michael falou com Kevin [Sorbo] e ambos choraram juntos ao telefone. Foi mesmo muito bom que Michael pôde falar com ele."

February 17, 2002

There is no doubt that Kevin was one of the coolest, nicest guests we've had the pleasure of working with over the past 30 years.

When we started with our Hercules and Xena Conventions we had no idea that the stars we were about to bring over from New Zealand would be the most fun, most caring and most talented group we've ever had to work with. As Michael Hurst explained to our audience at our Xena convention in Pasadena this past weekend, actors in New Zealand have to be able to do everything well since the acting community is small and they are called on to do so much if they want to make a living.

Kevin Smith TributeKevin could do it all and we were extremely fortunate to bring him to the States numerous times. His regular "convention appearances" were always to be treasured but when we were able to really let him perform it was amazing. He was a fantastic singer and when we brought his "band" over (Kev, Joel Tobeck and Danielle Cormack, along with Tim Omundson on harmonica) they tore the house down. After the first performance (which was a riot!) Kevin came backstage and asked if they were good enough to come back again. That was after he sang beautiful ballads, several rock numbers, imitated Elvis perfectly, did a number from "Rocky Horror Picture Show" and received a sustained standing ovation.

The best musical moment ever at Creation had to be the beautiful duet that Kevin did with Gina Torres. Wow!

Then there was the time that Kevin arrived direct from New Zealand, did his rock music gig with us, partied all night, appeared at the charity breakfast, did his convention appearance and then signed autographs for everyone.

One of Kevin's last U.S. appearances was at the Creation Convention in Dearborn. It was just a few weeks after the tragedy of Sept. 11 and he was a trouper who made the show when some would not. It was a wonderful convention highlighted by the team-up of Kevin and Hudson Leick (Callisto). The pairing of these two was indeed magical and we had them starring in AR Gurney's play LOVE LETTERS. They gave a truly awesome performance with Kevin portraying an American Senator.

Kevin was willing to do anything for a good cause: he changed clothes with Hudson on stage generating a huge charity donation for Hudson's dress. It was hilarious!

All of us here at Creation will miss this kind, generous and extremely talented gentleman. Our thoughts go out to his family and friends in New Zealand and, indeed to all of his many fans throughout the world.

We are waiting here to find out more about how we can all help Kevin's family. When an official fund is announced we will let you know, and, as those who attended the Pasadena Convention are aware, over $25,000 was already raised during the convention.

Kevin: we'll never forget you!
Your friends at Creation Entertainment

From Sharon Delaney, Official Xena Fan Club:

Our thoughts are with Kevin Smith's family.

2/17/02 -- I talked with Michael Hurst and Lucy today. They are ever so grateful for the fan support of Kevin's family. Lucy said she and Michael want to make sure there is a proper mechanism in place to help Sue, Kevin's wife, deal legally with the monetary donations coming from the fans. For Robert Bruce, Kevin's agent, this was the loss of a man as close as a brother. Robert and Michael will be seeing a solicitor this week to set up a fund for the family. They will let us know the name and address so anyone who wishes can contribute to the family which very much needs our help. They want to make sure any money sent to Sue is not going to be taxed. Lucy also told me that Smith is not Kevin's legal last name, so his wife is not Sue Smith. Lucy sends her deepest thanks and love to everyone for their support. As Michael said on stage, he was grateful to be among the fans at the convention because he was so far away from his own family. The outpouring of love meant a great deal to him. Lucy was on the phone Saturday night when when all the actors were on stage and Michael asked everyone to stand and applaud in tribute to Kevin. Lucy and Rob stood up in their living room, applauding, and joined with all of us.

VOLTAR | GUERREIROS DE AMPHIPOLIS | XENACON3 | USS

As músicas de Xena você encontra em: